Mihaela Martin

Violino - Roménia

Mihaela Martin

Mihaela Martin é considerada uma das violinistas mais destacadas da sua geração. Nasceu na Roménia e, aos cinco anos, recebeu as primeiras aulas de violino com o seu pai. Mais tarde, estudou com Stefan Gheorghiu, um aluno de George Enescu e David Oistrakh.

Com 19 anos, Mihaela Martin ganhou o Segundo Prémio no famoso Concurso Internacional Tchaikovsky em Moscovo, seguindo-se Prémios destacados em Montreal, Sion e Bruxelas, e o Primeiro Prémio no Concurso Internacional de Violino de Indianápolis, que lançou definitivamente a sua carreira internacional.

Mihaela Martin apresentou-se como solista com grandes orquestras como a BBC Symphony, a Royal Philharmonic e a Sinfónica de Montreal, bem como a Orquestra Mozarteum de Salzburg e a Orquestra Gewandhaus de Leipzig, sob a direção de maestros como Kurt Masur, Nikolaus Harnoncourt, Charles Dutoit e Neeme Järvi. Na temporada passada, Mihaela Martin tocou como solista e apresentou-se em festivais de música de câmara na Itália, Noruega, Reino Unido, França, Israel, Alemanha, Grécia, Roménia e Suíça. Juntamente com Daniel Austrich, Nobuko Imai e Frans Helmserson, ela é membro permanente do Quarteto de Cordas Michelangelo, que fundou em 2003.

Mihaela Martin é Professora de Violino na Escola Superior de Música de Colónia, na Academia Kronberg e na Academia Barenboim-Said Akademie, em Berlim, e orienta Masterclasses em todo o mundo.

É membro regular dos júris em grandes concursos internacionais, como o Rainha Elisabete (Bélgica), Indianápolis (EUA), Enescu (Roménia) e Tchaikovsky (Rússia).

Mihaela Martin toca um violino de J.G. Guadagnini que data de 1748.