Janne Saksala

Contrabaixo - Finlândia

Janne Saksala

1.º Contrabaixo Solo da Orquestra Filarmónica de Berlim desde 2008, Janne Saksala nasceu em Helsínquia, na Finlândia.

Janne começou seus estudos de contrabaixo em Helsínquia, continuando na Hochschule der Künste, em Berlim, com Klaus Stoll, tornando-se laureado do Concurso Internacional de Música ARD.

Conseguiu o seu primeiro emprego como músico de orquestra em 1993, como contrabaixista da Orquestra Filarmónica de Berlim. Como solista, Janne Saksala tocou com a Orquestra da Rádio da Baviera, a Filarmónica de Baden-Baden, a Filarmónica de Thüringen Gotha-Eisenach, a Pori Sinfonietta e a Filarmónica de Praga.

No âmbito da música de câmara, Janne Saksala tem colaborado com músicos como Isabelle Faust, Leonidas Kavakos, Guy Braunstein, Rainer Kussmaul, Renaud e Gautier Capuçon, Kolja Blacher, Jan Arne Söderblom, Pekka Kuusisto, Benjamin Schmid, Wolfgang Christ, Jan Vogler, Thomas Demenga, Jan-Erik Gustafsson, Leif Ove Andsnes, Olli Mustonen e Igor Levit. Apresentou-se ainda por todo o mundo com o Ensemble Oriol, os Stradivari Soloists, os 12 Violoncelistas da Filarmónica de Berlim e a banda de jazz da Filarmónica de Berlim.

Janne Saksala é Professor de contrabaixo na Escola Superior de Música "Hanns Eisler" em Berlim. Além disso, ensina na Carl Flesch Academy em Baden-Baden e é professor convidado na Escola Superior de Música Reina Sofia em Madrid, no Royal College of Music em Londres, na Escola de Música Toho Gakuen em Tóquio e na Juilliard School of Music em Nova Iorque, orientando ainda workshops com orquestras de jovens e orquestras profissionais.