Anna Samuil

Vocal - Rússia

Anna Samuil

Uma das mais requisitadas cantoras russas da atualidade, Anna Samuil é soprano solista da Ópera Estatal de Berlim desde 2004. Paralelamente, é Professora de Canto na Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim.

A carreira internacional de Anna Samuil levou-a rapidamente a alguns dos mais importantes palcos mundiais: La Scala em Milão (Donna Anna, Freia, Gutrune), Metropolitan Opera em Nova Iorque (Musetta), Óperas Estatais de Munique (Violetta, Donna Anna), Dresden (Mimi) e Hamburgo (Adina, Fiordiligi, Donna Anna , Violetta), Óperas de Valência (Donna Anna), Lyon (Maria de Mazeppa), Tel Aviv e Tóquio (Donna Anna, Rosalinde), Pittsburgh (Violetta, Tatiana) e Baltimore (Mimi), e o Grand Théâtre de Luxemburgo (Violetta). Frequentemente convidada de festivais internacionais, obteve enorme sucesso nos festivais de Salzburgo (Tatiana), Aix-en-Provence e Edimburgo (Violetta, Maria), em Glyndebourne, Verbier e na Arena di Verona (Donna Anna), bem como no Maggio Musicale Fiorentino (Messa da Requiem de Verdi).

Anna Samuil colaborou com maestros de renome como Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Neville Marriner, Lorin Maazel, Antonio Pappano, Plácido Domingo, Dmitri Kitayenko, Kent Nagano, Manfred Honeck, Chung Myung-whun, Ivor Bolton, Kirill Petrenko, Vladimir Jurowski, Gustavo Dudamel, Andris Nelsons, Massimo Zanetti e Donald Runnicles. Colaborou com os mais destacados encenadores, como Franco Zeffirelli, Peter Stein, Andrea Breth, Jonathan Miller, Bernard Uzan, Achim Freyer, Jonathan Kent, Claus Guth, Guy Cassiers, Lindy Hume e Marthe Keller.

Nascida na cidade russa de Perm, Anna Samuil estudou violino e canto no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. É premiada de grandes concursos internacionais, como o Concurso Tchaikovsky e Concurso Glinka (Rússia), o Concorso Franco Corelli e o Concorso Riccardo Zandonai (Itália), bem como o Concurso Klaudia Taev (Estónia) e o Concurso Neue Stimmen (Alemanha).

Anna Samuil deu concertos e recitais com os pianistas Elena Bashkirova, Matthias Samuil e Semion Skigin, na Royal Opera House Covent Garden, nos BBC Proms, na Deutsche Oper Berlin, no Palais des Beaux-Arts, na Deutsche Oper am Rhein, em Waldbühne, na Philharmonie de Colónia, no Teatro Bolshoi em Moscovo, na Philharmonie am Gasteig, na Konzerthaus Berlin, no Jerusalem Chamber Music Festival e no Rheingau Musik Festival, na Norske Opera em Oslo, nos festivais de Bad Kissingen e Colmar e na Richard Wagner Haus em Bayreuth. Como reconhecimento ao seu excelente desempenho vocal e de atuação, Anna Samuil foi homenageada em 2008 com o prestigiado prémio Daphne do TheaterGemeinde Berlin.

Numerosas gravações documentam as atividades artísticas de Anna Samuil. As edições em CD e DVD incluem Eugene Onegin no Festival de Salzburgo (Deutsche Grammophon), Don Giovanni em Glyndebourne (EMI) e em Israel (Helicon), Das Rheingold e Götterdämmerung no La Scala em Milão (Arthaus), o War Requiem de Britten sob a direção de Sir Neville Marriner e a Nona Sinfonia de Beethoven com a West-Eastern Divan Orchestra sob a direção de Daniel Barenboim (Decca).


Site oficial