Eldar Nebolsin

Piano - Rússia

Eldar Nebolsin

Descrito pela revista Gramophone como “virtuoso de poder e poesia”, Eldar Nebolsin é considerado um dos mais versáteis e interessantes músicos da sua geração.

Discípulo do conceituado pianista e professor russo Dmitri Bashkirov, Eldar Nebolsin grava atualmente para a editora Naxos. Anteriormente, gravou dois álbuns para a editora Decca: a solo, com obras de Chopin e Liszt, e Concerto de Chopin com a Deutsches Symphony Orchester Berlin, sob a direção de Vladimir Ashkenazy.

Em 1992, com apenas 17 anos, ganhou o Grande Prémio e a Medalha de Ouro do XI Concurso Internacional de Piano de Santander Paloma O’Shea.

Mais tarde, em 2005, Eldar Nebolsin foi unanimemente laureado com o Prémio Sviatoslav Richter na 1.ª edição do Concurso Internacional de Piano, em Moscovo.

No âmbito da música de câmara, Eldar Nebolsin colabora com alguns dos músicos mais conceituados mundialmente, como Janine Jansen, Julian Rachlin, Maxim Rysanov, Alexey Ogrintchouk, Ilya Grintgolts ou Gustav Rivinius. Concertos recentes incluem parcerias com o Quarteto de Cordas de Leipzig, Barnabas Kelemen, Miklos Perennyi, Alexander Melnikov e Wolfgang Emmanuel Schmidt.

Tem tocado como solista com as mais famosas orquestras mundiais, como a Filarmónica de Nova Iorque, as Sinfónica de Chicago e de Sidney, a Orquestra Metropolitana de Tóquio, a Orquestra de Santa Cecília de Roma, a Orquestra de Câmara de Viena, as Filarmónicas de São Petersburgo e Moscovo e a Deutsches Symphonie Orchester, sob a direção de maestros como Mstislav Rostropovich, Ricardo Chailly, Yuri Temirkanov, Leonard Slatkin, Charles Dutoit, Vladimir Ashkenazy, Vasili Petrenko, Nikolaj Alexeev, Vladimir Spivakov ou Lawrence Foster, entre muitos outros.

Eldar Nebolsin é Professor de Piano na Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim, cidade onde reside.


Site oficial