Radek Baborák

Trompa - República Checa

Radek Baborák

O trompista e maestro Radek Baborák é uma das figuras mais destacadas da cena musical. Desde o início da sua carreira a solo, há mais de vinte e cinco anos, as suas extraordinárias apresentações musicais atraíram as audiências nos mais importantes centros culturais de todo o mundo.

Nascido na República Checa, Radek Baborák foi nomeado 1.º Trompa Solo da Orquestra Filarmónica Checa com apenas 18 anos. Desde então, foi 1.º Trompa Solo em algumas das principais orquestras mundiais, incluindo na Orquestra Filarmónica de Berlim de 2002 a 2011.

Baborák colabora com alguns dos maestros mais famosos do mundo, incluindo Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, James Levine, Simon Rattle, bem como grandes músicos, como Yefin Bronfman, Janine Jansen ou Julian Rachlin, e apareceu como solista convidado com muitas orquestras notáveis, incluindo a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, a Filarmónica de Londres e a Orquestra Sinfónica NHK de Tóquio.

A música de câmara é parte integrante da vida de Baborák que fundou e liderou o Czech Horn Chorus, o Afflatus Quintett, a Czech Sinfonietta e o Baborak Ensemble. Os seus concertos foram transmitidos pela EuroArts, ARD, NHK, RTVE e fez várias gravações para Emi, Sony, Exton, Suprafon.

Baborák foi laureado em inúmeros concursos, incluindo o Concurso Internacional de Música ARD de Munique, o Concurso Internacional de Música de Genebra e o Concurso Internacional Markneukirchen.

Lecionou na Fondazione A. Toscanini, na Academia de Música em Praga, na Universidade de Senzoku, em Tóquio, e atualmente é Professor de Trompa na Academia Barenboim-Said em Berlim.


Site oficial