Nicholas Daniel

Oboé - Reino Unido

Nicholas Daniel

Nicholas Daniel é considerado um dos grandes oboístas mundiais e um dos mais destacados músicos britânicos. Com uma carreira notável com mais de quatro décadas, tornou-se um importante embaixador em muitos campos musicais e ampliou significativamente o repertório do seu instrumento com a encomenda de centenas de novas obras.

Nicholas Daniel dedica sua vida à música de variadas maneiras. Grava intensamente, de forma regular na editora Harmonia Mundi, e tem imensos seguidores nas redes sociais. Orgulha-se de apoiar e patrocinar muitas iniciativas, instituições de caridade e fundações, e dirigiu vários festivais de música e temporadas de concertos, principalmente na Alemanha e em Dartington. Foi diretor musical do Leicester International Music Festival durante muitos anos. É muito requisitado como docente, sendo atualmente Professor de Oboé na Escola Superior de Música de Trossingen, na Alemanha, e na Escola de Música Guildhall, em Londres.

Após a sua estreia como maestro nos BBC Proms em 2004, Nicholas Daniel aborda um vasto repertório que vai do barroco ao contemporâneo, e de pequenos agrupaments à ópera. É o diretor musical do Triorca, um projeto orquestral que reúne talentosos jovens músicos da Sérvia, Alemanha e Reino Unido. Em reconhecimento à sua atividade musical, foi homenageado em 2012 pela Rainha Isabel II com a prestigiosa Medalha da Rainha pela Música, pela “contribuição notável para a vida musical da nação”.

Tem sido solista de concerto com muitas das principais orquestras e maestros mundiais, tocando um enorme repertório, de Bach, passando por Xenakis, até aos nossos dias, e apresentando obras compostas para ele por compositores como Harrison Birtwistle, Henri Dutilleux, James MacMillan, Thea Musgrave, John Tavener e Michael Tippett, além de encorajar muitos compositores mais jovens a escrever para o oboé. A sua gravação dos concertos de Vaughan Williams e de MacMillan foi premiada com o BBC Music Magazine Premiere Award em 2016.

No âmbito da música de câmara, Nicholas Daniel é membro fundador da galardoada Britten Sinfonia, do Haffner Wind Ensemble e do Britten Oboe Quartet, cujo disco de estreia foi lançado com grande reconhecimento da crítica pela editora Harmonia Mundi em 2017. Toca regularmente com os pianistas Charles Owen e Julius Drake, e com muitos dos principais quartetos de cordas, incluindo o Carducci e o Vogler. É oboísta principal da Camerata Pacifica, o principal agrupamento de música de câmara da Califórnia, e é um convidado regular em festivais de música de todo o mundo.

Nicholas Daniel tem o orgulho de tocar o primeiro oboé "fair trade" (comércio justo) do mundo, certificado pelo Forest Stewardship Council e feito especialmente para ele pela Marigaux em Paris.


Site oficial