Katya Apekisheva

Piano - Rússia

Katya Apekisheva

Katya Apekisheva é considerada um dos maiores talentos musicais da sua geração, com grande atividade internacional, a solo e em música de câmara. Desde que se tornou laureada nos Concursos Internacionais de Piano de Leeds e da Escócia, a que se juntam prémios como “Solista do Ano” da London Philharmonic e o Terence Judd Award, Katya foi apontada como uma pianista de dons excepcionais, atuando com muitas das principais orquestras mundiais, incluindo a London Philharmonic, a Philharmonia, a Halle Orchestra, a Moscow Philharmonic, a Jerusalem Symphony, a English Chamber Orchestra e a Royal Philharmonic Orchestra, trabalhando com maestros como Sir Simon Rattle, David Shallon, Jan Latham-Koenig e Alexandre Lazarev.

Katya gravou vários CDs com excelente recetividade da crítica pelas suas interpretações. A sua gravação das obras para piano de Grieg (Quartz) foi selecionada pela revista Gramophone como Editor's Choice, recebendo ainda um "Rising Star Award" na International Piano Magazine. Em 2012, Katya lançou um CD de obras de Mussorgsky e Schostakovich (Onyx) e também colaborou em várias gravações com o violinista Jack Liebeck, incluindo um CD com obras de Dvořák.

A sua arte pianística, intensa e delicada, faz de Katya uma pianista muito requisitada ao nível da música de câmara, trabalhando com artistas como Janine Jansen, Natalie Clein, Guy Johnston, Maxim Rysanov, Jack Liebeck, Boris Brovtsyn, Alexei Ogrinchouk e Nicholas Daniel, entre outros.

É convidada regular nos principais festivais de música de câmara. Katya tem um duo de piano de reconhecido sucesso com Charles Owen, apresentando-se regularmente em festivais em todo o mundo.

Nascida numa família de músicos em Moscovo, Katya estudou na mundialmente famosa Escola de Música Gnessin, sob a direção de Ada Traub e Anna Kantor (a professora de Evgeny Kissin). Katya continuou seus estudos na Academia de Música Rubin, em Jerusalém, com Irina Berkovichm. Mudou-se posteriormente para Londres, para estudar com Irina Zaritskaya no Royal College of Music.

Katya é co-diretora artística do London Piano Festival e é Professora de Piano na Guildhall School of Music and Drama, em Londres.


Site oficial