Jack Liebeck

Violino - Reino Unido

Jack Liebeck

Considerado um dos mais brilhantes violinistas da actualidade, Jack Liebeck apresentou-se como solista com todas as grandes orquestras britânicas com maestros como Andrew Litton, Leonard Slatkin, Karl-Heinz Steffens, Sir Mark Elder e ainda com a Royal Stockholm Philharmonic (Sakari Oramo), a Orquestra da Rádio Sueca (Daniel Harding), a Filarmónica de Oslo (Jukka Pekka Saraste), a Orquestra Nacional da Bélgica, Sinfónica da Rádio da Polónia, Sinfónica de Queensland, Sinfónica Estatal de Moscovo, Sinfónica de St Louis (David Robertson), Sinfónica de Indianapolis (Douglas Boyd), Sinfónica de Melbourne (Jakub Hrůša), entre outras.

No âmbito da música de câmara, tem colaborado ao longo da sua carreira com artistas como Renaud e Gautier Capuçon, Angela Hewitt, Jean-Yves Thibaudet, Pires Lane, Julius Drake, Bengt Forsberg, Michael Collins, Ashley Wass e Katya Apekisheva. Jack é ainda membro do Trio Dali.

Jack lançou seu álbum de estreia em 2002, com Katya Apekisheva, para a editora Quartz, CD nomeado para o Classical Brit Award. As suas seguintes gravações foram para a Sony Classics: com Dvořák, Jack ganhou o 2010 Classical Brit Award – Young Artist of the Year; as suas sonatas para violino e piano de Brahms, com a pianista Katya Apekisheva, receberam igualmente os maiores elogios da crítica especializada. Em 2014, Jack começou sua relação com a Hyperion Records com a gravação das obras para violino e piano de Fritz Kreisler, com a pianista Katya Apekisheva. A sua série de CDs com as obras concertantes de Max Bruch, com a BBC Scottish Symphony Orchestra e Martyn Brabbins, recebeu grandes elogios da crítica e o último CD da série, com o Concerto para violino N.º 2, foi lançado no início de 2017.

O fascínio de Jack pela ciência levou-o à estreia mundial do Concerto para violino e orquestra Voyager de Dario Marianelli e a várias colaborações com o Professor Brian Cox. Liebeck programa o seu próprio festival anual Oxford May Music em torno dos temas da música, da ciência e das artes.

Jack Liebeck é Professor de Violino na Royal Academy of Music, em Londres, e toca o violino "Ex-Wilhelmj" J.B. Guadagnini de 1785.


Site oficial