Corey Cerovsek

Violino - Canadá

Corey Cerovsek

Considerado um dos mais destacados violinistas da atualidade, Corey Cerovsek nasceu em Vancouver, Canadá, e graduou-se aos 12 anos na Universidade de Toronto, com medalha de ouro e as mais altas classificações. Nesse mesmo ano, foi aceite como aluno pelo lendário Josef Gingold na Universidade de Indiana, onde se graduou aos 15 anos, em matemática e em música, e concluiu em seguida os respetivos mestrados e o doutoramento com apenas 18 anos.

Como solista, tem-se apresentado com maestros como Zubin Mehta, Charles Dutoit, Michael Tilson Thomas, Neeme Järvi, Andrew Litton, Yoel Levi, e Jesús López-Cobos, e com orquestras como as de Boston, Filadélfia, S. Francisco, Detroit, Cleveland, St. Louis, Atlanta, Baltimore, Montreal, Vancouver e Toronto, Filarmónicas de Israel e de Hong Kong, Residentie Orkest de Haia, as Sinfónica de Praga, Berlim, Irlanda, Sydney, Melbourne e Bournemouth, Orquestra de Câmara de Viena, entre outras.

Realizou digressões por todo o mundo e as suas gravações têm recebido as melhores críticas e distinções, incluindo o Prémio Midem para a melhor gravação de música de câmara e a nomeação para os Grammy Awards. Como membro do DSCH – Schostakovich Ensemble, gravou a Integral da Música de Câmara para Piano e Cordas de Dmitri Schostakovich, lançada em 2018 (Paraty/Harmonia Mundi), que tem recebido excelentes críticas e distinções da imprensa internacional.

Corey Cerovsek é Professor de Violino na Universidade UBC em Vancouver e toca com o lendário Stradivarius “Milanollo” de 1728, um violino que foi tocado, entre outros, por Christian Ferras, Giovanni Battista Viotti e Nicollò Paganini.


Site oficial