Aleksandar Madžar

Piano - Sérvia

Aleksandar Madžar

Nascido em Belgrado, Aleksandar Madžar é Professor no Conservatório Real de Bruxelas e na Hochschule für Musik und Theater de Berna e um solista mundialmente aclamado. É também parceiro de música de câmara de vários músicos aclamados, como Nicolas Altstaedt, Ilya Gringolts, Julia Fischer, Vilde Frang e muitos outros. É regularmente convidado pelos festivais de Bad Kissingen, Schleswig Holstein, do Festival de Ivo Pogorelich em Bad Wörishofen, Klavier Festival Ruhr, Davos, Roque d'Antheron, Salzburgo, Aldeburgh, Verbier e Lockenhaus.

Aleksandar Madžar estudou piano com Gordana Malinovic e Arbo Valdma em Belgrado, com Elisso Virsaladze em Moscovo, com Edouard Mirzoian no Conservatório de Estrasburgo e em Bruxelas com Daniel Blumenthal.

Obteve inúmeros prémios, incluindo o Prémio Bärenreiter em 1985. Foi também premiado no Concurso Internacional Busoni, em 1989 e, em outubro de 1997, tornou-se o primeiro vencedor do concurso de piano Umberto Micheli, em Milão.

A sua discografia inclui os dois concertos para piano de Chopin, com a Orquestra Sinfónica da Rádio de Frankfurt e Dmitri Kitaenko para BMG, um CD de Chabrier para a editora francesa Arion, um CD de Elliot Carter, Rachmaninov e Schnittke, com Louise Hopkins, para a editora sueca Intim Musik e um CD de Prokofiev, Martinu e Hindemith, com Mathieu Dufour, para a Harmonia Mundi.