Adrian Brendel

Violoncelo e Música de Câmara - Reino Unido

Adrian Brendel

Um dos violoncelistas mais versáteis e originais da atualidade, Adrian Brendel viajou pelo mundo como solista, músico de câmara e professor. A sua imersão inicial no repertório clássico inspirou um fascínio duradouro que levou a encontros com muitos grandes músicos nos mais prestigiados festivais e salas de concertos do mundo. A sua descoberta, na adolescência, da música contemporânea, através das obras de Kurtag, Kagel e Ligeti, abriu uma nova e vital avenida que continua a explorar com enorme entusiasmo, ao lado de sua paixão pelo jazz e pela música do mundo.

Adrian começou a estudar violoncelo com William Pleeth, com quem desenvolveu uma profunda relação com a música de câmara. Em seguida, estudou com Alexander Baillie e Frans Helmerson em Londres e Colónia, frequentando assiduamente as masterclasses de Gyorgy Kurtag, Ferenc Rados, membros do quarteto Alban Berg e seu pai Alfred Brendel. Uma gravação aclamada das sonatas para violoncelo e piano de Beethoven com seu pai está disponível no catálogo da Philips, gravada durante as suas digressões em 2003/2004. Projetos com compositores contemporâneos e maestros durante esse período, como Kurtag, Thomas Ades e Peter Eotvos, entre muitos outros, inspiraram-no a cultivar a música contemporânea nos seus programas de concertos sempre que possível.

Muito requisitado como recitalista e solista, Adrian toca com Aleksandar Madzar, Imogen Cooper, Till Fellner, Tim Horton e Kit Armstrong. Os seus parceiros de música de câmara incluem Henning Kraggerud, Lisa Batiashvili, Lars-Anders Tomter, Andrej Bielow, Katharine Gowers e Alasdair Beatson, para citar alguns. Nos últimos anos, apresentou-se nos festivais internacionais de Aldeburgh, Cheltenham, Verbier, Ernen, Salzburg, Sonoro, Enescu, Schubertiade e Ruhr e é presença habitual nas temporadas do Wigmore Hall de Londres, da Philharmonie de Berlim, do Vienna Musikverein, do Concertgebouw de Amsterdão e de muitos outros importantes locais na Europa. Realizou concertos como solista com muitas orquestras famosas em todo o Reino Unido, Alemanha e Europa Oriental.

Adrian Brendel é diretor artístico do Festival Plush, que se realiza todos os verões desde 1995 em Plush, Dorset, e é Professor de violoncelo e de música de câmara na Guildhall School of Music and Drama, em Londres.


Site oficial