Ramón Ortega Quero

Oboé - Espanha

Ramón Ortega Quero

Duplamente vencedor do prestigiado Prémio "ECHO Klassik", Ramón Ortega Quero é reconhecido em todo o mundo como um dos músicos mais promissores da sua geração. Adquiriu uma formação sólida de base com Miguel Quirós, no Conservatório da sua cidade natal, Granada.

Ramón tornou-se membro da Orquestra Jovem da Andaluzia quando tinha 12 anos. Em 2003, o oboísta atingiu um marco importante na sua carreira, ao ser aceite pelo maestro Daniel Barenboim como membro da East-West Divan Orchestra. Desde que se juntou a esta orquestra, Ramón Ortega Quero foi sempre um membro entusiasta nos ensaios e em inúmeros concertos.

Um dos melhores momentos da sua carreira foi vencer o Primeiro Prémio no Concurso ARD, realizado em Munique em Setembro de 2007.

Desde a Primavera de 2008, Ramón Ortega Quero é 1.º Oboé Solo da Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera que tem como seu Maestro Principal Mariss Jansons e, tem ainda tocado sob a direção de maestros de renome mundial como Riccardo Muti, Herbert Blomstedt, Sir Colin Davies, John Eliot Gardiner, Daniel Barenboim, Nikolaus Harnoncourt e Bernhard Haitink.

O Primeiro Prémio no Concurso ARD abriu-lhe portas como solista. Nas últimas temporadas apresentou-se a solo com a Konzerthausorchester Berlin, MDR Sinfonieorchester, NDR Radiopharmarmonie Hanover, Sinfonieorchester Basel, as Orquestras de Câmara de Zurique, Viena e Munique, a Kammerakademie Potsdam e a Sinfónica de São Paulo, entre outras. No âmbito da música de câmara, tem colaborado com músicos como Janine Jansen, Guy Braunstein, Tabea Zimmermann, Elena Bashkirova, Kit Armstrong, Mitsuko Uchida, Herbert Schuch e Sebastian Manz, entre outros.

O seu primeiro CD "Shadows" foi lançado pela editora Solo Musica em Outubro de 2010 e, venceu o seu primeiro Prémio "ECHO Klassik" em Outubro de 2011. Em Setembro de 2011, o seu novo CD, gravado com a Kammerakademie Potsdam, foi lançado pela editora Genuin. Em Outubro de 2012, foi premiado com seu segundo Prémio “ECHO Klassik”, que recebeu com os seus colegas Sebastian Manz, Marc Trenel, David Alonso Fernandez e Herbert Schuch. No mesmo ano, o CD "The Romantic Oboist", com a pianista Kateryna Titova, foi lançado pela editora Genuin. Em 2015, o seu último CD foi gravado na editora EDEL.

Ramón Ortega Quero é premiado pela Fundação Borletti Buitoni de Londres.


Site oficial