Kyril Zlotnikov

Violoncelo - Israel

Kyril Zlotnikov

Kyril Zlotnikov, violoncelista israelita residente em Portugal, nasceu em Minsk, numa família de músicos.

Iniciou os estudos com o professor Vladimir Perlin. Prosseguiu a sua formação em Israel com os professores Uzi Wiesel e Hillel Zori, terminando a educação musical sob a direção do professor Michael Khomitzer na Academia de Música e Dança Rubin. Enquanto estudante, participou em masterclasses e cursos com músicos proeminentes, como Isaac Stern, Yo-Yo Ma, Natalia Gutman, Boris Pergamenschikov, Aldo Parisot e Georgy Kurtag. Desde 1991, Kyril Zlotnikov foi bolseiro da Fundação Cultural Israelo-Americana e foi laureado em vários concursos internacionais. É membro fundador do Quarteto de Cordas de Jerusalém, um dos mais destacados e dinâmicos quartetos de cordas da atualidade, que se apresenta por todo o mundo e que grava exclusivamente para a editora Harmonia Mundi desde 2002.

Tocou como solista com grandes orquestras, como a Filarmónica de Israel, as Sinfónicas de Jerusalém e de Ludwigsburg, a Orquestra Gulbenkian Orchestra, a West-Eastern Divan Orchestra, aJerusalem Camerata, em colaboração com maestros aclamados, como Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Pierre Boulez, Lawrence Foster, Asher Fish e Simone Young.

Kyril Zlotnikov é convidado regular em festivais de música de câmara como o Proms, Bartók Festival, Vancouver, Menton, Ravinia “Rising Stars”, Schleswig-Holstein, Jerusalém e Schwetzingen, partilhando o palco com músicos como Daniel Barenboim, Jessye Norman, Pierre Boulez, Elena Bashkirova, Mitsuko Uchida, Natalia Gutman, Tabea Zimmerman, Miriam Fried, Hagai Shaham, Michael Tree, Asher Fish, Nikolaj Znaider, Lang Lang e Richard Stoltzman.

Desde 2003 Kyril Zlotnikov é o violoncelista principal e professor do naipe de violoncelo na West-Eastern Divan Orchestra, sob a direção do maestro Daniel Barenboim. Participa também em projetos especiais e digressões com a orquestra Berlin Staatskapelle como violoncelista principal. Com Daniel Barenboim e Nikolaj Znaider, gravou em 2006 para a EMI a integral dos Trios com Piano de Wolfgang Amadeus Mozart.

Kyril Zlotnikov toca um violoncelo Giovanni Battista Ruggieri de 1710 que lhe é generosamente cedido por um colecionador privado.