Isabel Charisius

Viola - Alemanha

Isabel Charisius

Isabel Charisius é considerada uma das melhores violetistas da atualidade.

Foi membro do famoso Quarteto Alban Berg, tocando regularmente nas mais importantes salas de concerto mundiais. Foi também Viola Solo na Orquestra de Câmara de Viena, na Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena e na Orquestra Filarmónica de Munique. Como solista, Isabel tocou, por exemplo, no Festival de Lucerna, na Filarmonia de Munique e no Auditório Nacional de Madrid.

Isabel desenvolve uma carreira de músico de câmara ao mais alto nível, tendo colaborado com os Quartetos Arditti, Ysaÿe e Belcea, e com músicos como Angelika Kirchschlager, Lisa Leonskaja, Alexander Lonquich, Maurizio Pollini, Christian Poltéra, Alois Posch, Heinrich Schiff, Christianne Stotijn, Roger Vignoles, Radovan Vlatkovich, Carolin Widmann, Jörg Widmann e Christian Zacharias.

Isabel Charisius é muito requisitada como professora e mentora de jovens agrupamentos de música de câmara. Tem desenvolvido uma intensiva atividade docente de viola, violino e música de câmara. Para além de lecionar nas Universidades de Lucerna e Colónia, orienta frequentemente Masterclasses em instituições prestigiadas como a Guildhall School of Music and Drama em Londres, a Britten Pears School em Aldeburgh, o Encuentro de Mùsica y Academia em Santander, a Dutch String Quartet Academy em Amesterdão e na Universidade das Artes de Berlim. Os seus alunos são regularmente laureados com os mais prestigiados prémios e bolsas de estudo e, muitos deles fazem hoje parte dos melhores ensembles e orquestras mundiais.

Isabel Charisius toca com a extraordinária viola ABQ-Storioni de 1780.