Gunars Upatnieks

Contrabaixo - Letónia

Gunars Upatnieks

Gunars Upatnieks, laureado em vários concursos, incluindo os prestigiosos Concurso de Música ARD, Concurso Internacional ISB e Concurso Internacional Johann Matthias Sperger, tem cativado o público por todo o mundo com as suas interpretações musicais de contrabaixo solo.

Apesar de ser descendente de dois músicos, quando era criança Gunars estava mais interessado em basquetebol e remo. Foi aos 13 anos que descobriu a sua paixão pela música e pelo contrabaixo. O seu pai tocava contrabaixo e, eventualmente, captou o interesse de Gunars pelo instrumento apresentar uma miríade de possibilidades e um timbre único.

Gunars estudou contrabaixo em academias de música em Riga, na Letónia e, em Brno na República Checa, onde foi aluno de Miloslav Jelinek.

De 2005 a 2009, Gunars foi 1.º Contrabaixo Solo na Orquestra Sinfónica Nacional da Letónia. Durante a temporada de 2010/2011, foi Contrabaixo Principal Auxiliar na Orquestra Filarmónica de Bergen. Desde 2011, Gunars é membro da famosa Orquestra Filarmónica de Berlim.

Além do repertório solístico do período clássico e romântico, como os concertos de contrabaixo de Bottesini, Dittersdorf e Koussevitzky, o interesse de Gunars também reside nas obras de compositores contemporâneos como Peteris Vasks e Rolf Martinsson.

As interpretações musicais de Gunars Upatnieks podem ser apreciadas em concertos com grandes orquestras sinfónicas, bem como em recitais com pianistas e músicos de câmara. Ultimamente, tem tocado a solo com a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, a Orquestra Sinfónica Nórdica, a Orquestra Sinfónica Nacional da Letónia, a Orquestra Sinfónica da Estónia e a Rheinische Staatsphilharmonie. Gunars Upatnieks apresenta-se regularmente em festivais internacionais de música e é convidado para orientar Masterclasses.

Actualmente, leciona na Escola Superior de Música "Hanns Eisler" em Berlim.


Site oficial