Elina Vähälä

Violino - Finlândia

Elina Vähälä

Nascida nos Estados Unidos da América e educada na Finlândia, Elina Vähälä fez a sua estreia como solista com a Orquestra Sinfónica de Lahti aos 12 anos e, mais tarde, foi escolhida por Osmo Vänskä como "jovem mestre solista" da mesma orquestra. Desde então, a sua carreira não cessou de crescer no panorama internacional, obtendo elogios de público, músicos e imprensa.

Elina Vähälä tem tocado a solo com famosas orquestras tais como a Filarmónica de Helsínquia, a Sinfónica da Rádio Finlandesa, a Sinfónica de Lahti, a Filarmónica de Turku, a Sinfónica de Oregon, a Orquestra de Minnesota, a Orquestra Simón Bolívar e a Sinfónica de Nashville, sob a direcção de maestros como Leonard Slatkin, Carlos Kalmar, Jukka-Pekka Saraste, Okko Kamu, Jakob Hrusa, Thierry Fischer e Leif Sergerstam, fazendo digressões por todo o Reino Unido, Alemanha, China, Coreia e América do Sul.

Em 2008 foi escolhida para tocar na cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, transmitida pela televisão para todo o mundo.

Com um repertório que se estende do barroco ao contemporâneo, Elina Vähälä estreou mundialmente o Concerto de Câmara de Aulis Sallinen e, o Duplo Concerto de Curtis Curtis-Smith, compostos para si e para o pianista e maestro Ralf Gothóni. Vähälä fez ainda a estreia nórdica do Concerto de Violino de John Corigliano, “The Red Violin”, e, encomendou um novo concerto para violino e orquestra ao compositor Jaakko Kuusisto. Ambos os concertos foram gravados para a editora BIS em 2013.

As atividades educativas desempenham um papel importante no seu compromisso para com a música; em 2009, Elina Vähälä criou a Academia de Violino, financiada pela Fundação Cultural Finlandesa; um projeto educacional de Masterclasses para jovens violinistas finlandeses, excecionalmente talentosos.

No âmbito da música de câmara, Elina Vähälä tem-se apresentado em palco com grandes músicos como Andras Adorjan, Yuri Bashmet, Ana Chumachenco, Chee-Yun, Peter Csaba, Itamar Golan, Ralf Gothon, Ivry Gitlis, Bruno Giuranna, Gary Hoffman, Steven Isserlis, Frans Helmerson, Cho-Liang Lin, Adam Neiman, Arto Noras, Jean-Yves Thibaudet e Alisa Weilerstein.


Site oficial